Dgert_vectorial
AUTEL MAXISYS MS919 - Uma ferramenta completa para a oficina!

Faz um ano que os nossos colegas e parceiros da Luz de Airbag me convidaram para testar um novo equipamento da Autel, a nova ferramenta de diagnóstico profissional Maxisys 919, com VCI prometendo um potente osciloscópio de quatro canais, multímetro e gerador de sinais.

Confesso que a minha experiência com equipamentos Autel era praticamente nula, e sendo utilizador assíduo de um dos osciloscópios mais badalados do mercado, as expetativas deste teste eram medianas.

Porém, o primeiro contato com a ferramenta física surpreendeu pela positiva: um conjunto bastante completo de acessórios (já falaremos mais sobre os mesmos), alojados numa caixa de proteção e transporte típica deste fabricante.
Para além de um tablet de dimensões adequadas à utilização em oficina, com 10 polegadas, sistema operacional Android 7.0 alimentado por um processador Octa-core (2,3 GHz Quad + 1,7 GHz Quad), memória interna substancial de 128 GB, a jóia da coroa estava no seu novo VCI: o MaxiFlash VCMI, que funciona como um osciloscópio de 4 canais, gerador de forma de onda, multímetro e testador CAN BUS. A qualidade de construção deste MaxiFlash está em linha com uma ferramenta de diagnóstico topo de gama.

Na hora de testar o potencial do “tal” osciloscópio de quatro canais, a surpresa pela positiva continuou: um interface gráfico simples, intuitivo, com todas as funcionalidades básicas bastante acessíveis através de um toque com o indicador. A velocidade de resposta da ferramenta (via Wireless) é surpreendentemente rápida para a capacidade e taxa de amostragem da ferramenta (1MS), mesmo na utilização plena dos seus quatro canais.

Para os utilizadores menos experientes, o ícone do automóvel no canto superior esquerdo permite escolher de entre uma panóplia de testes específicos, parametrizando as bases de tempos e amplitudes nos valores mais otimizados. Para os mais avançados, opções como canais matemáticos, configuração de sondas específicas, ou base de dados (aqui ainda com algum potencial de crescimento…), estão disponíveis através de três ou quatro toques no ecrã.

Aos técnicos que já “dão uns toques” com osciloscópio, devem acrescentar a Autel MSOAK, um kit de acessórios com duas pinças amperimétricas (20A/65A, e 200A/650A), uma pinça indutiva para testar o secundário de ignição, e um jogo de falsos cabos de vela para teste de bobinas COP.

O multímetro é bastante funcional, com apresentação de tensões máximas e mínimas medidas, função muito útil no teste de sensores, por exemplo. A resposta é rápida, mesmo em modo de ajuste automático.

Quanto ao gerador de sinais, foi utilizado um par de vezes, para simular a entrada de sinal de cambota numa UCE de injeção em bancada. Cumpriu plenamente com a sua função, permitindo escolher o número de dentes e falhas no alvo de PMS.

Quanto à ferramenta de diagnóstico em si, não tenho muito a acrescentar aquilo que já se conhece de uma Autel topo de gama: um equipamento versátil, com inúmeras opções em praticamente todos os veículos que cobrem 80% do parque nacional, e com um VCI capaz de abranger os mais recentes protocolos de diagnóstico, como é o caso do DOIP.

O tempo disponível não permitiu testar intensivamente as suas funcionalidade de Pass Thru, ficando esta exploração para o decorrer do ano 2023. Faremos novo update a esta informação assim que tivermos novidades neste campo.

Veredito Car Academy

Após dez meses de intensa utilização em contexto de formação (com “algumas” centenas de horas de utilização, e outros tantos técnicos a fazer o seu manuseamento), a MS919 teve apenas duas “baixas”: uma das pontas de prova do osciloscópio descravou e ficou inoperacional, e o carregador do equipamento deixou de funcionar. Nada que o suporte técnico da Luz de Airbag não tenha resolvido quase de imediato.

Quanto à opinião final acerca do equipamento, e mantendo a velha máxima que utilizo em todas as minhas formações, “não há máquinas perfeitas”. Mas existem algumas que, pela sua versatilidade e funcionalidade, merecem um lugar em qualquer oficina de nova geração, e a Autel MS919 é sem dúvida uma delas!

Por: José Pedro
Nov/2022